Mar das Nações arranca no PNEC!

O “arranque” inicial para o Acampamento “Mar das Nações” foi dado hoje, dia 1 de Setembro, onde cerca de cem jovens, dos 14 aos 16 anos, foram recebidos por elementos do Programa Escolhas (PE) e da Associação dos Escoteiros de Portugal, no Parque Nacional de Escotismo da Caparica – PNEC.
A recepção aos participantes teve início às 9h00 e foi marcada pelo caloroso abraço que os monitores deram aos participantes, logo à entrada do acampamento.

Depois, sucedeu-se uma cerimónia de abertura, onde o Director do Programa Escolhas, Pedro Calado, deu, oficialmente, as boas vindas aos participantes.
Para Pedro Calado, este tipo de iniciativa já é muito forte no PE. “Vejam isso como uma oportunidade de se darem a conhecer, porque nós daqui queremos que vocês levem novas amizades e novas experiências”, salientou.

Dadas as boas vindas, foi hora de “arrumar” aquela que será a casa desses jovens nos próximos dias. Assim, os participantes foram divididos em grupos, diferenciados por cores, e o resto do dia foi dedicado à preparação do campo.

Segundo Abrão Gomes, integrante da Equipa Técnica da Zona Centro do PE, e membro da organização deste evento, “a ideia é que estes grupos transformem-se, posteriormente, em nações que eles próprios irão criar”. Cada país imaginário terá suas especificidades e, como tal, suas diferenças culturais.
Iolanda, de 14 anos, do Projecto Anos Ki Ta Manda (Amadora), disse que já havia participado em outro acampamento e que achou “fixe”! Mauro, de 13 anos, participante no mesmo projecto, completou dizendo que neste acampamento espera fazer novos amigos. Já Osvaldo, de 14 anos, e também destinatário do Projecto Anos Ki Ta Manda, nunca participou num acampamento como este. Ele espera que esse encontro seja “fixe” e que aprenda muitos jogos diferentes.
Emanuel, de 17 anos, participante no Projecto África – Asas e Raízes (Oeiras), disse que o que mais o atrai num acampamento como este é a oportunidade de conhecer novas pessoas e fazer novas amizades. “Espero que seja uma semana boa e divertida”, confessou.
Leila e Miguel, de 16 anos, e destinatários do Projecto XL (Almada), disseram que é a primeira vez que participam num acampamento. Segundo Laila, “vai ser espectacular estar em convivência com outras pessoas”. Miguel acrescenta que, “vamos fazer novos amigos, conhecer novas pessoas e aprender mais”.

Amélia, de 16 anos, veio do Projecto “O Teu Espaço Jovem”, localizado na Lousã, e para conseguir estar às 9h00 no PNEC, teve que sair às 5h00 da sua terra. Esta jovem, que foi carinhosamente abraçada na entrada do acampamento, já participou outras vezes em iniciativas como esta e garante que o sacrifício de acordar cedo vale a pena! “Estamos em contacto com a natureza, fazemos novas amizades, e como os acampamentos são temáticos, sempre aprendemos mais sobre um determinado tema”. Questionada sobre o que de novo ela espera aprender neste acampamento, Amélia diz: “Somos todos um bocadinho diferentes e acho que vamos ter que tentar lidar com essas diferenças. Como também somos de várias nacionalidades, acho que também vamos conhecer novas culturas”.
Leandro, de 14 anos, destinatário no Projecto Terço em Movimento (Porto), espera fazer novas amizades durante esses dias e ter umas boas férias!

1 comentário:

MAAC da Lousã disse...

Olá,
Quero apenas desejar que esta experiência seja rica em amizade, tolerância e diálogo e que todos levem na mochila algo que os ajude a ser jovens ainda mais FELIZES!!!
Um beijinho muito especial para a Amélia da Lousã.
Nanda