Quarto dia com muita emoção!

O quarto dia começou na praia! Nem o tempo, que não estava muito convidativo, desanimou os participantes que, para além de jogarem a bola, deitaram na areia e escreveram, com os seus próprios corpos, o nome deste acampamento “Mar das Nações”. Depois, como não poderia faltar, seguiu-se um animado mergulho no mar da Costa.
Após cozinharem o seu próprio almoço, os jovens reuniram-se para preparar a noite do “Fogo do Conselho”, que contou com a presença da Alta-Comissária para o Diálogo Intercultural, Rosário Farmhouse. A preparação consistiu em, divididos em grupos, cada qual preparar algo (uma pequena peça de teatro, uma dança, uma música ou uma percussão) para apresentar na cerimónia desta noite.
Rosário Farmhouse chegou ao acampamento por volta das 19h00, jantou com os jovens, e depois assistiu um dos momentos mais emblemáticos da noite que foi o acender da fogueira. Com a fogueira já acesa deu-se início a cerimónia através da apresentação de um pequeno vídeo, sobre os primeiros dias do acampamento, e, posteriormente, com o cantar de uma música dedicada ao “Mar das Nações”, elaborada pelos próprios jovens. Seguiu-se, então, a leitura da “Carta das Nações”, que foi, de seguida, entregue à Alta-Comissária. Por fim, aconteceu a tão aguardada apresentação daquilo que os jovens haviam preparado durante toda a tarde.
Leia abaixo a Carta das Nações:
Carta das Nações

Ao longo de 5 dias vivemos a experiência do Mar das Nações: um grande acampamento com 100 jovens vindos de todo o país.

No dia em que chegámos a esta actividade não conhecíamos ninguém e tivemos que interagir. Conseguimos fazê-lo de uma forma muito positiva e passado pouco tempo já fazíamos as refeições em conjunto, dormíamos com outras pessoas na tenda, realizámos tarefas e actividades e ajudávamo-nos uns aos outros, cooperando entre equipas.

Ao longo destes dias construímos as nossas próprias nações e tivemos oportunidade de conhecer pessoas completamente diferentes e de com elas construir relações de confiança, cooperando e desenvolvendo um verdadeiro espírito entre todos.

Neste momento sentimo-nos orgulhosos pela experiência tivemos e pelos resultados obtidos, e queremos transmitir a nossa mensagem ao Mundo.

Assim, entre todos os jovens aqui presentes, queremos declarar os seguintes princípios, que consideramos serem fundamentais:

1. Todas as Nações têm de ser capazes de promover a amizade entre os Povos
2. As Nações têm que ser tolerantes e aceitar as diferenças que nos caracterizam a todos
3. A relação entre as Nações tem que se basear no respeito mútuo
4. Todas as Nações têm que partilhar recursos de forma a garantir uma vida melhor
5. As Nações têm que se dar a conhecer aos outros e receber o que outros têm para lhes dar, construindo fortes relações de
confiança
6.
Todas as Nações têm que procurar a união, respeitando a diversidade e garantindo a igualdade entre os povos
7. As Nações têm que cooperar entre si. A cooperação é o único caminho para alcançar a Paz!
Costa de Caparica, 4 de Setembro de 2008
Para finalizar, todos os jovens, bem como a Alta-Comissária, assinaram a Carta.

Sem comentários: