Um dia marcado por actividades dentro e fora do Acampamento

O segundo dia do Acampamento “Mar das Nações” começou bem cedo! Eram 8h00 e os jovens já estavam a tomar o pequeno-almoço! Após feita esta refeição, foi a hora de lavar a loiça, claro. Agora sim, bem nutridos e com a “casa” arrumada, as diversões começaram em mais um dia neste mar de animações!

Mas antes que comecemos este dia, vale a pena relembrar o dia anterior…
Ricardo, de 13 anos, veio da Ilha da Madeira (Funchal) e contou que ontem todos juntaram-se a volta da fogueira para conversar, assistiram a uma apresentação de dança realizada por jovens que também estão a participar no acampamento, e depois fizeram uma actividade sobre as nações. Esta actividade consistiu, entre outras coisas, em cada equipa decorar o acampamento de acordo com a sua nação. Apesar de Ricardo já ter participado em outros acampamentos, garantiu que este está a ser diferente e que, por isso, está a gostar muito.
Miguel, de 14 anos, destinatário do Projecto CSI - Crescer Solidário e Integrado (Guimarães) explicou que, “ontem a tarde tivemos a decorar o nosso campo e a noite fomos para um local onde cada um trouxe um doce típico da sua cidade para todos nós provarmos. Eu provei muitos doces diferentes", salientou. “Até agora está a ser muito “fixe”. Por acaso, eu nunca tinha participado em um acampamento antes e já conheci muita gente nova aqui”, continuou.
Marlene, de 15 anos, participante no Projecto Anos Ki Ta Manda (Amadora) contou que, para decorar o campo, foram feitas esculturas. Depois à noite, em volta da fogueira, partilhou-se as impressões que cada um está a ter sobre este acampamento. “Eu estou a gostar muito! Nunca havia participado num acampamento e estou a achar muito divertido”, confessou.

Mas as actividades que marcaram o dia de hoje, 2 de Setembro, foram: o “Jogo da Vila” (um peddy paper que percorreu a Vila da Costa da Caparica) e o “Centro de Actividades” (diversas actividades, como escalada e futebol, que foram realizadas dentro do PNEC).
No peddy paper pela Costa acompanhamos a equipa cinza, cujo nome por eles atribuído foi “Utopia”. A primeira indicação que esta equipa recebeu foi encontrar o restaurante “Delícias do Mar” e perguntar o primeiro e o último nome daqueles que trabalham na cozinha deste restaurante. Além disso, pelo caminho, a equipa tinha que elaborar uma ementa. Pratos feitos com girinos e tubarão não faltaram a imaginação desta equipa! Outra tarefa que todas as equipas tinham que cumprir era, durante o peddy paper, tentarem trocar 3 chupas por objectos mais valiosos. Os participantes na nação “Utopia”, para além de conseguirem cumprir a prova do restaurante, conseguiram, no “Delícias do Mar”, trocar um chupa por algo que, devido a sua escassez, actualmente possui um enorme valor: um peão em madeira!

Sem comentários: